terça-feira, 17 de julho de 2012

ODONTOLOGIA NA UPA-24H




A odontologia é a área da saúde que estuda e trata o sistema estomatognático; compreendendo a face, pescoço e cavidade bucal e abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos. Cirurgião-dentista é a denominação dada a estes profissionais no Brasil.
O cirurgião-dentista é o profissional da área de saúde responsável pela prevenção e tratamento das doenças da boca e de suas estruturas associadas, diretamente ou indiretamente. Pela etimologia da palavra, este estaria responsável somente pela tarefa de cuidar de dentes, porém hoje atua também na saúde do indivíduo como um todo.
Para se tornar um Dentista, é necessário ingressar num curso de Odontologia reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo Conselho Federal de Odontologia. O curso tem duração de 5 anos ou 10 semestres e dá direito a licença pelo Conselho Federal de Odontologia, através do nº de CRO, emitido pelo Conselho Regional de Odontologia de seu estado. Após o término do curso, geralmente realiza-se um curso de especialização, onde o dentista escolhe uma das áreas da Odontologia para atuar.
            Ao escolher um cirurgião-dentista peça referem ia às pessoas em quem você confia: seus amigos, membros de sua família, conhecidos, colegas de trabalho.  Pergunte a eles com que tipo de dentista faz o seu tratamento dentário (clínico geral ou especialista), há quanto tempo tratam com este profissional e como é o relacionamento que mantém. É importante que você escolha um dentista com quem você se sinta bem. Você também pode ligar para uma associação de dentistas solicitando uma lista dos profissionais recomendáveis ou fazer uma busca na Internet. A cada dia aumenta o número de dentistas que têm sites onde explicam seus métodos de tratamento.
Toda situação que exige tratamento imediato é chamada de EMERGÊNCIA. Quando esta situação ocorre com as estruturas da boca é chamada de Emergências Odontológicas. Em algumas condições específicas o paciente pode necessitar de um tratamento imediato para aliviar o desconforto e minimizar a lesão das estruturas da boca.
De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS classificam-se como urgências odontológicas as seguintes situações:                             
I - curativo em caso de hemorragia bucal
consiste na aplicação de hemostático e sutura no alvéolo dentário;
II - curativo em caso de odontalgia aguda /pulpectomia/necrose
consiste na abertura de câmara pulpar e remoção da polpa, obturação endodôntica ou   núcleo existente;
III - imobilização dentária temporária
procedimento que visa à imobilização de elementos dentais que apresentam alto grau de mobilidade, provocado por trauma;
IV - recimentação de peça protética
consiste na recolocação de peça protética;
V - tratamento de alveolite
consiste na curetagem e limpeza do alvéolo dentário;
VI - colagem de fragmentos
consiste na recolocação de partes de dente que sofreu fratura, através da utilização de material dentário adesivo;
VII - incisão e drenagem de abscesso extra oral
consiste em fazer uma incisão na face e posterior drenagem do abscesso;
VIII – incisão e drenagem de abscesso intra-oral
consiste em fazer uma incisão dentro da cavidade oral e posterior drenagem do abscesso; e
IX - reimplante de dente avulsionado
consiste na recolocação do dente no alvéolo dentário e conseqüente imobilização.

Uma dor de dente pode ser resultado de uma cárie, de uma inflamação na polpa dentária (pulpite), de uma infecção na raiz do dente (abscesso) ou de uma inflamação gengival em torno da raiz de um dente (pericoronarite). Essas são as chamadas dores  de origem dentária. Isto porque podem existir dores de dente que não têm como causa fatores relacionados com os dentes e sim inflamações musculares, sinusites, alterações de pressão arterial ou alterações da membrana do nervo trigêmeo (trigeminalgias). Dessa forma, somente o dentista é capaz de determinar qual a causa da dor e indicar o melhor tratamento para o paciente, de forma imediata e segura.
Ao primeiro sinal de dor, o paciente deve procurar imediatamente o atendimento odontológico. Esta recomendação é devido à rapidez de evolução do quadro álgico (dor). A tendência é de haver aumento rápido e de muita intensidade com o passar do tempo. Normalmente a dor aumenta à noite, quando o paciente diminui sua agitação diária e bloqueia a emissão de substâncias endógenas (internas) que combatem a dor (endorfinas). Quando a causa é de origem do nervo do dente, o tratamento de canal está indicado, para a remoção da polpa remanescente e conseqüente alívio da dor.
A UPA dispõe do serviço de odontologia todos os dias da semana, de domingo a domingo, no período das 7 às 19 horas. Nas segundas, quartas e quintas a odontologia também funciona à noite. A UPA faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS), logo todos os pacientes que procurem o serviço serão atendidos de forma igualitária.
Dra. Thiara Karine de Araújo 
CRO(PB)3944



27 comentários:

  1. atendimento de dentista rapido e eficaz!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia ,
    Onde posso encontrar um UPA com atendimento odontologico de Emergencia proximo a Inhauma?

    ResponderExcluir
  3. Estou a três dias com muita dor de dente
    No upa consigo estrair .me ajundem por favor

    ResponderExcluir
  4. Moro no centro e a alguns dias precisando arrancar um dente algum UPA eu consigo extrair ..... por favor me ajudem urgente

    ResponderExcluir
  5. Alguém sabe dizer se na upa de inoã tem dentista?

    ResponderExcluir

  6. na UPA do cocota qualquer horário da noite tem dentista.?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia gostaria de saber gual upa tem dentista hoje

    ResponderExcluir
  8. bom dia, qual upa tem dentista hj?

    ResponderExcluir
  9. Boa noite estou a procura de uma unidade Upa pra extrair um dente pode me indicar uma

    ResponderExcluir
  10. Queria informações sobre o upa se é confiável

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de sabe se o upa de carapina aranca dente

    ResponderExcluir